Cuidados pós-Tatuagem: 7 Dicas para cuidar da sua tatuagem

Atualizado: 10 de ago.


É incrível a sensação de liberdade ao tomar a decisão de fazer uma Tatuagem! Nesse momento, você percebe que carregará aquela marquinha para o resto da vida.


Você pode pensar que o ato de fazer uma tatuagem é a parte mais difícil de todo o processo, mas a parte mais difícil é ter que se privar de certas coisas, como não comer certos alimentos.

As informações corretas sobre os cuidados pós-tatuagem vão te ajudar nesse processo! Neste artigo, separamos 7 dicas para que você possa ter um ótimo processo de cicatrização.


Cuidados pós tatuagem: por onde começar

Saber tomar os devidos cuidados após fazer uma tatuagem, além de garantir que a cicatrização da pele tatuada seja muito mais eficiente, evitando fungos, infecções, dermatites e diversos outros problemas causados ​​por bactérias, também garantirá que o desenho tenha cores perfeitas .

Abaixo você conhecerá nossas dicas de ouro para cuidar da sua tatuagem corretamente:


1. Higienize corretamente

A higienização correta da sua tatuagem evita infecções e coceiras. Lave muito bem com sabonete antisséptico após retirar o plástico de proteção e passar a pomada.

Você já pode fazer a higienização no dia seguinte, e deve durar enquanto a pele possuir as casquinhas de cicatrização.

Você pode higienizar durante o próprio banho, ou reservar um horário do seu dia para focar somente nisso. JAMAIS use buchas e nem sabonetes com cheiros fortes para fazer a limpeza da região, opite por sabonetes neutros e com pouca quimica.

2. Passe um produto cicatrizante corretamente

Manter a pele hidratada é um dos principais hábitos que devem ser mantidos nos cuidados pós-tatuagem.

Para isso, você pode utilizar produtos que ajudem na cicatrização.

Durante os primeiros dias, o ideal é que a pomadinha seja passada na pele pelo menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, assim a região tatuada não irá te deixar desconfortável e nem ressecar.


3. O plastico é apenas para proteção

O papel filme sempre será utilizado após o procedimento para que nas primeiras horas não suje suas roupas.

O Ideal é deixar a pele respirar, usar o plastico filme novamente apenas para dormir caso a tatuagem esteja soltando muitos fluidos.


4. Resista a tentação, mas NÃO coçe!

É comum que após algumas horas do processo de cicatrização você sinta muita vontade de coçar a região. Nesses momentos, você pode dar algumas “batidinhas” nas mãos sem forçar ou usar a pomadinha para massagear a reguião.

Coçar pode causar lesões e retardar o processo de cicatrização. Mas se sua tatuagem coça muito, o ideal é conversar com o tatuador ou ir visitar um dermatologista, pois pode ser uma reação alérgica.


5. Deixe a cicatrição agir naturalmente

Você vai ficar ansioso para ver o resultado logo, mas NÃO puxe as casquinhas porque elas são essenciais no processo de cicatrização. Deixe as casquinhas saírem sozinhas e continue hidratando com a pomadinha para acelerar a regeneração da pele.

Quando a casquinha é removida, além de levar junto parte do pigmento que não esta completamente fixado, sua pele fica completamente exposta, correndo mais riscos de infeccionar. Ela está ali por algum motivo, e esse motivo é exatamente esse: proteger a pele que não foi preparada para ser exposta.


6. Evite o sol, praias, piscinas e lagos

Evite o contato da área da tatuagem com o sol por pelo menos um mês. O contato com o sol retarda a cicatrização e também pode prejudicar a pigmentação da tinta.

A radiação ultravioleta emitida pelos raios do sol atinge diretamente a pele e pode gerar inflamações que levarão a deformidades no desenho, deixando-o sem vida. Isso geralmente acontece em desenhos coloridos, pois contêm uma quantidade maior de tinta.

Sempre que sair e se expor ao sol, use roupas que protejam a região. No primeiro mês não é recomendado o uso de protetor solar.

Além de não se expor ao sol, deve-se deixar de ir à praia, piscinas e lagos, pelo menos nas primeiras semanas.

Não deixe sua pele muito exposta à água. Locais com muito sol e água são mais propensos a conter bactérias infecciosas que podem causar processos infecciosos graves.


7. Evite alimentos gordurosos

Comidas muito temperadas, condimentadas e gordurosas podem causar alergias no local tatuado. A carne de porco é um alimento PROIBIDO durante o processo de cicatrização.

Procure se alimentar de alimentos leves e de origem natural. Coma frutas, saladas, produtos integrais e passe longe de alimentos gordurosos!


Agora, sim. Cuide-se!

Fique atento a todos os sinais. Se sentir que algo está errado, volte ao estúdio de tatuagem ou procure uma clínica dermatológica, nada de se automedicar.

Quando você ver uma tatuagem sem cor e sem vida, você pode até achar que a culpa é do tatuador, mas não é bem assim. Afinal, quando todos os cuidados são feitos da forma correta, além de evitar infecções e deformidades na pele, você garante que sua tatuagem fique com cores vibrantes e sem defeitos estéticos.


Gostou das nossas dicas? Então agende agora sua proxima tatuagem pelo site zartagtattoo.com E ai como esta sendo a sua cicatrização? comente aqui para tirar suas dúvidas.